composição radiofônica / estéreo / 50’44.
Kayapó – O Choro do Chefe Raoní é uma composição radiofônica dedicada aos povos Guarani e Kayapó da Floresta Amazônica e ao conhecido líder Kayapó Raoni.
Na primavera de 2018, o compositor canadense / alemão Robin Minard esteve no Brasil, participou dos protestos indígenas do “Acampamento Terra Livre“ (ATL) em Brasília e depois visitou a Floresta Amazônica, perto de Manaus.
Durante os protestos em Brasília, Minard entrevistou povos indígenas, gravou cantos e histórias e documentou seus protestos contra as políticas do governo brasileiro. Essas políticas estão causando a destruição de terras indígenas tradicionais e a erradicação de populações indígenas. Desde a conclusão da composição radiofônica em 2019, sabemos que a crise da Covid só serviu para aprofundar o sofrimento das populações indígenas no Brasil.
Após os protestos do “Acampamento Terra Livre” em 2018, Minard viajou para a Floresta Amazônica, perto de Manaus, sobretudo para conhecer e experenciar a beleza da floresta. Com a ajuda de um guia local, ele viajou pela floresta constituindo uma documentação acústica durante uma semana inteira. Suas gravações de campo sugerem imagens vividas na floresta: o som do nascer do sol vindo das profundezas da floresta amazônica, enxames de canários se reunindo ao pôr do sol, macacos-aranha, macacos bugios, cantos de pássaros, tempestades distantes, chuva suave.
A obra foi composta com gravações de campo, articuladas com vozes e histórias dos povos indígenas, bem como listas com nomes de vítimas de assassinatos cometidos contra povos indígenas por motivos de preconceito, ganância e questões políticas. A obra retrata a situação trágica das populações indígenas do Brasil e sua luta pela sobrevivência.
A composição radiofônica foi encomendada pelas emissoras alemãs Deutschlandfunk Kultur de Berlim e WDR3 de Colônia, e foi transmitida pela primeira vez na Alemanha em maio de 2019. O trabalho foi finalista do Prêmio Phonurgia Nova (Paris 2019) na categoria “Field Recording“ e teve, desde então, inúmeras transmissões na Europa. Em 2021, a artista sonora/radiofônica Janete El Haouli trabalhou com Robin Minard para criar a versão em português da obra, com a colaboração do compositor José Augusto Mannis.